Peixe Voador

O podcast Peixe Voador fala sobre a vida, sobre as maravilhas do dia a dia, sobre nossas buscas e ferramentas, sobre música e sobre livros, sobre vinhos, mar e viagens. O peixe voador é um animal marinho que plana sobre o mar. Um peixe que voa! Um dragãozinho da boa sorte. E mais que tudo é um podcast pra deixar o seu dia melhor. Patricia Palumbo é jornalista e marinheira.

Você pode acompanhar no seu agregador de podcast preferido e também na Orelo

Ep 93: Peixe Febril

Um pouco de Wally Salomão; A beleza da língua portuguesa; Chiado Podcast; Valorização da cultura caiçara através do Projeto Treboada; Poemas de Ricardo Domeneck e Ana Martins Marques; A seca para o florescer do ipê.

Ep 92: A Vida dos Passarinhos

O comportamento dos passarinhos; Mar à Vista, de Djavan; Poemas de Ana Martins Marques; Declaração de Amor, de Drummond; Poemas de Leminski; Poemas de Elizabeth Bishop; Ensaio Como se Deve Ler um Livro, de Virgínia Woolf; Crônica Dia de Sábado, de Vinicius de Moraes; Carta de Mário de Andrade para Manuel Bandeira.

Ep 87: Sair pro Mar

Expedição à Alcatrazes; A sabedoria vinda do mar; Poemas de Ana Martins Marques; Poema Ouço Dizer que Contra Mim Foi Alegado, de Walt Whitman; Sonetos de William Shakespeare; Poemas de Maiacovski; Trecho de Sincronicidade, de Jung.

Ep 86: Especial Pablo Neruda

Motivos para ler Neruda. Poema nº 6; Trechos de Confesso que Vivi sobre Matilde e o nome Neruda; Poema A Noite na Ilha; Poemas de do livro Cem Poemas de Amor; Neruda lê Poema nº 4; Paulina Chamorro lê o poema Pido Silencio; Mais poemas de Teus Pés Toco na Sombra; A amizade com Garcia Lorca; Poemas de Lorca; Poema Ode a Federico García Lorca.

Ep 85: Mais um Peixe Noturno

Festa de São Pedro Pescador; Trecho sobre ex-votos marítimos de Antonio Carlos Sant’Ana Diegues; Recomendação de vinhos; William Blake e ditados chineses do livro Mil e Uma Pérolas de Sabedoria Budista; Ocaso do Século de Wislawa Szimborska; Poemas de Eucanaã Ferraz; Off, de Céu; A beleza que faz chorar; Filme Princess Cyd.

Ep 84: Qualquer Amor Já É um Pouquinho de Saúde

Poema de Marcelle Guill inspirado no Peixe Voador; Conto O Velho e a Moça, de Cidinha da Silva; Processo do crescimento e da transformação; Trecho de Móbile, de Paulinho Moska; Poema de Danielle Fonseca; Melhorar para si mesmo para ser melhor com os outros; Utopia da vida simples; Poema Pela Janela – Ouro Preto, de Elizabeth Bishop; As sereias da Ilha do Montão de Trigo.

Ep 83: Alice Ruiz

Peixe Voador com Alice Ruiz; Hai Cai em sua poesia; A natureza e as estações na poesia; Coletividade durante a pandemia; Grandeza das pequenas coisas; Livro Cesto de Caquis, de Edson Iura; Hai Cais de Alice Ruiz; O processo e os parceiros musicais; Astrologia; Leituras atuais.

Ep 82: Domingos

Melancolia no fim dos dias; Ela Vai Pro Mar, com Luiz Melodia; O Mundo é Grande, de Carlos Drummond de Andrade; Livro O Som do Rugido da Onça, de Micheliny Verunschk; Água Sexual, de Pablo Neruda; Livro Duas vidas: Gertrude e Alice, de Janet Malcolm; Flores do Mais de Ana Cristina Cesar.

Ep 81: Utopias

O poder da palavra; A importância de contar histórias; A salvação através da beleza; Trecho de As Mil e Uma Noites; Cartas de Tarsila do Amaral e Luís Martins do livro Aí Vai Meu Coração; Poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Ep 80: Pequenos Pecados

Trecho de As Inseparáveis, de Simone de Beauvoir; Patti Smith e encontros com Bob Dylan; Glosas, os encontros literários do Nordeste; Walt Whitman, o homem e a conexão com a natureza; Texto de Fedro, de Platão; Poemas de Chacal; Versões de It’s All Over Now, Baby Blue, de Bob Dylan

Ep 77: Chuva no Litoral

First Snow in Kokomo, com Aretha Franklin; Delícias cotidianas; Newsletter de Patti Smith; Análises de poemas por Wilbert Salgueiro; Presentes recebidos nesta semana; Lembrança de uma viagem pelo Rio Paraguaçu; Madonna sobre começar uma revolução.

Ep 76: Do Romantismo ao Fim da Chuva

Minueto em Sol Menor, de George Friderich Händel; Poema She Walks in Beauty, por Marianne Faithfull; Me Recuso, de Rita Lee; Texto de Noemi Jaffe sobre o que é chato; Artigo de Leo Aversa sobre a falta dos encontros; Alicerces para todas as horas; Os jovens indígenas na internet; Ode Sobre a Melancolia de John Keats; Poemas de Vinicius de Moraes; Poemas de Pablo Neruda; Ladeira da Memória, do Grupo Rumo.

Ep 75: Mar Matutino

Mais um diário da “infinitena”; Desde que o Samba É Samba, com Caetano e Gil; Meios de seguir em meio à tanta tristeza; Playlist para dançar; Outono em Nova York de Eileen Myles; Mar Matutino de Kaváfis; O Moço do Tempo, de Fernanda Takai; Canto de Sereia, de Waly Salomão.

Ep 74: Peixe Noturno

Trecho de As Tears Goes By, de Marianne Faithfull e suas biografias; Correspondência entre Henry Miller e Anaïs Nin; Poema-Carta de Maiakovski; A valorização do áudio; Poemas de Arruda; Trecho de Pulsar, com Caetano Veloso; Poema de Angélica Freitas.

Ep 73: Maravilhas Curativas

Trem de Ferro, de Manuel Bandeira; Conforto através da música, dos amigos, da natureza e dos livros; Texto do livro Tejiendo Sueños, de Patti Smith; Poema Roteiro de Viagem com Luck Isaac, Meu Irmão Norte Americano, de Ricardo Domeneck; Poemas de Kavafis; Nora Ney; Crônica Café com Leite, de Antonio Maria.

Ep 71: Mulheres na Poesia

Tríptico, de Carlos Drummond de Andrade; Poesia feita por mulheres; Ana Cristina César e as poetas que se inspiraram nela; Texto de Ana Martins Marques e a carta Self Safari para Ana Cristina Cesar; Trechos de A Teus Pés, de Ana Cristina Cesar; Poemas dos livros 26 Poetas Hoje e As 29 Poetas Hoje, organizados por Heloísa Buarque de Holanda.