Peixe Voador

O podcast Peixe Voador fala sobre a vida, sobre as maravilhas do dia a dia, sobre nossas buscas e ferramentas, sobre música e sobre livros, sobre vinhos, mar e viagens. O peixe voador é um animal marinho que plana sobre o mar. Um peixe que voa! Um dragãozinho da boa sorte. E mais que tudo é um podcast pra deixar o seu dia melhor. Patricia Palumbo é jornalista e marinheira.

Você pode acompanhar no seu agregador de podcast preferido e também na Orelo

Ep 75: Mar Matutino

Mais um diário da “infinitena”; Desde que o Samba É Samba, com Caetano e Gil; Meios de seguir em meio à tanta tristeza; Playlist para dançar; Outono em Nova York de Eileen Myles; Mar Matutino de Kaváfis; O Moço do Tempo, de Fernanda Takai; Canto de Sereia, de Waly Salomão.

Ep 74: Peixe Noturno

Trecho de As Tears Goes By, de Marianne Faithfull e suas biografias; Correspondência entre Henry Miller e Anaïs Nin; Poema-Carta de Maiakovski; A valorização do áudio; Poemas de Arruda; Trecho de Pulsar, com Caetano Veloso; Poema de Angélica Freitas.

Ep 73: Maravilhas Curativas

Trem de Ferro, de Manuel Bandeira; Conforto através da música, dos amigos, da natureza e dos livros; Texto do livro Tejiendo Sueños, de Patti Smith; Poema Roteiro de Viagem com Luck Isaac, Meu Irmão Norte Americano, de Ricardo Domeneck; Poemas de Kavafis; Nora Ney; Crônica Café com Leite, de Antonio Maria.

Ep 71: Mulheres na Poesia

Tríptico, de Carlos Drummond de Andrade; Poesia feita por mulheres; Ana Cristina César e as poetas que se inspiraram nela; Texto de Ana Martins Marques e a carta Self Safari para Ana Cristina Cesar; Trechos de A Teus Pés, de Ana Cristina Cesar; Poemas dos livros 26 Poetas Hoje e As 29 Poetas Hoje, organizados por Heloísa Buarque de Holanda.

Ep 68: Amor e Liberdade

Lembranças de catar siri na infância; Os conceitos de liberdade; Trecho de O Seu Amor, de Gilberto Gil; Trecho de Clear as Water, de Una Más Trio; Trecho do livro Memórias de uma Ilha, de Caio Camargo; Poemas de João Guimarães Rosa, do livro Magma; Poemas de Eucanaã Ferraz, do livro Escuta.

Ep 67: Narrativas de uma África Contemporânea

Felicidade de voltar e celebrar o verão; encontro com Luedji Luna e Zé Manoel na Casa Cais; livro Eu, Tituba: Bruxa Negra de Salém de Maryse Condé; A história da cultura negra nas artes; Tradição oral e sua importância; Trecho de Meu Coração Nu, de Zé Manoel; Trecho de Ode ao Rei do Harlem de Federico Garcia Lorca; Mensagem do livro As Meditações Diárias do Tao.

Ep 66: Bons Ventos

Poema Adelina a Paseo, de Federico García Lorca; Poemas de Alice Ruiz, do livro Yuuka; Poemas de Paulo Leminski, do livro La Vie en Close; Poemas de Ricardo Domeneck, do livro O Morse desse Corpo; Trecho de O Prazer do Texto, de Roland Barthes; Textos sobre alegria, do livro Pérolas Budistas.

Ep 64: Ao Redor de Clarice

Centenário Clarice Lispector; Cartas de Clarice; Crônicas O Poeta e os Olhos da Moça e O Verão e as Mulheres, de Rubem Braga; Clarice entrevistando Rubem Braga; Correspondência entre Fernando Sabino e Clarice; Carta de Clarice para Rubem Braga; Crônica O Poeta e os seus Olhos, de Otto Lara Resende

Ep 59: Navegar é preciso

Um convite para ir pro mar real e para o mar de dentro; Poema O Mergulhador de Vinicius de Moraes; Poemas de Teus Pés Toco na Sombra de Neruda; O fac simile do livro Alguma Poesia de Drummond; Cartas do livro Jóquei de Matilde Campilho; Trecho de O Marinheiro de Fernando Pessoa; Pensar no coletivo e votar direito.

Ep 58 – Um vento de verão

Poemas de O Enigma das Ondas de Rodrigo Garcia Lopes e a apresentação de Vitor Ramil; Resenha do Jornal Rascunho sobre O Mundo é Redondo de Gertrude Stein; Leon Idris e o canal Prelúdios; Os livros descobertos na estante de casa: Adília Lopes, Eileen Myles, Sylvia Plath.

Ep 54: Dolce far niente

Não querer fazer nada; Emergência climática; Entrevista com Hilda Hilst do livro Fico Besta Quando me Entendem; A existência além do mundo digital; Carta de Hanna Arendt para Martin Heidegger; Carta de Tchekhov para Ivan Leontiev; Eu Sou Melhor que Você de Moreno Veloso.